A coordenadora do Laboratório ECO da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, Giselle Tomé, ministrou palestra para os alunos da Associação Betesda de Presidente Prudente na oficina de Redação Jornalística oferecida pela instituição. O tema foi o papel social do jornalista e liberdade de imprensa.
De acordo com o orientador pedagógico, Itamar Xavier, a palestra voltada para alunos de 7 a 14 anos fez com que as crianças tivessem uma visão mais ampla da profissão e muitas depois da oficina adquiriram até o desejo em se tornar jornalista. “O jornal tem papel importante de levar informação, de mostrar quais são os direitos das pessoas.”
Alunos demonstram interesse pelo trabalho do jornalista |
Segundo Tomé, a visita na instituição serve para mostrar que o jornalismo está comprometido com a sociedade. “É importante irmos até as instituições mostrar que estamos a serviço da comunidade. É uma oportunidade dos alunos também ter contato com o Terceiro Setor e ver a importância da sua profissão”.
O aluno Chrystian Morales Nogueira da Silva, de 10 anos, conta que achou a palestra muito interessante e que agora ele entende que o jornalista não só faz a entrevista, mas também ajuda as pessoas. “Meu sonho é ser jornalista.”
Guilherme Pereira Soares Luiz, 11 anos, endossa a fala de Chrystian ao completar que o jornalista tem que respeitar as leis e as pessoas. “Temos a liberdade de expressão, mas também deveres. O jornalista sério respeita as leis e tem o compromisso com a verdade”, reforça a professora.
A palestra faz parte da oficina ministrada por Itamar sobre redação jornalística. E também faz parte de uma das ações do projeto Leitura Campeã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário